segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A verdadeira história da Google [Parte 1]


A história da empresa de tecnologia mais inovadora de todos os tempos. Será classificados em 3 posts. Essa primeira fase será " Como tudo começou ".


No começo da Word Wide Web(WWW) não existia sites de busca, o que realmente existia era páginas amarelas, ou seja, um site com vários links daí você teria que procurar o link desejado, como se fosse um grande catálogo.
Depois de alguns anos começou a surgir alguns sites de busca como o HotBot, likus, Yahoo!, AOL entre outros.



Como funcionava. antigamente para o seu site constar no Yahoo! você teria que cadastrar o seu site, e a espera era de aproximadamente 2 meses até ela aparecer como uma busca.
Mas em "um belo dia", dois amigos estavam fazendo uma tese de doutorado na faculdade de Stanford.

Eles eram Larry Page e Sergey Brin e tiveram a brilhante idéia de inventar um site de busca ao contrário do que o Yahoo! fazia. Ao invés da pessoa cadastrar o site, o site deles iriam procurar outros sites. Mas para isso iria ter muito trabalho pois passaria horar e horas pesquisando por site distintos.


Felizmente o Larry Page juntou todos o seu discos rígidos para montar um Host(servidor) na sua casa, somando assim 1 Terabyte de armazenagem.
Então como eram feitas essas pesquisas? Em todos os sites existiam links para outros sites, ou seja, referênciado. Em todos os sites que eles entravam conseguiam ser redimensionados para outros sites, assim conseguindo adquirir um número bem grande de sites, como se fosse uma "grande panelinha".

Logo após a criação do projeto decidiram inventar um nome. Mas o nome não era nada criativo se chamando-se Back Rub, ou seja, " Massagens nas costas".

Em 1998 veio até eles um carinha que era da Intel lhes oferecendo 100 mil dólares para participar do investimento. Logicamente eles aceitaram, só que na hora de assinar o cheque ele teria que saber qual era o nome da empresa em que ele estava investindo. Como os dois não iriam falar que o nome era " massagem nas costas " eles já tinham pensado em um nome mais convincente pro site, e é aí que entra como surgiu esse nome estranho.

***

Conta a história que em 1938 um matemático Eduard Kisner que lecionava na universidade Columbia escreveu um livro chamado " A matemática e a Imaginação ". Neste livro e fala sobre alguns números que como são muito grandes não existem nomes pra eles.
Ele chegou a conclusão que o número "1" seguido de um "0" é "10".
O número "1" seguido de dois "0" é "100", seguid de três "0" é "1000", e assim por diante.
Mas o que seria o número "1" seguido de CEM "0" ?
Como não havia nome algum para esse gigantesco número ele o chamou de Googol(Gugól).
Então, um número muito grande era conhecido como Googol.
Reza a lenda que ele tirou esse nome perguntando para seu sobrinho de 4 anos de idade.(vai saber né).

***

Larry Page pensou:" Como o nosso site vai ter um número muito grande de sites cadastrados vamos colocar um nome que represente um número imenso, o maior já conhecido até hoje", e se depararam com o Googol(Gugól). Então eles chegaram para o "carinha da Intel" e falaram:" Nosso site vai se chamar Googol".

Só que na hora de assinar o cheque o "carinha" escreveu o nome errado e colocou " Google ".
O Larry Page e o Sergey Brin teria duas opções. Rasgar o cheque, chamar o cara de burro e mandar ele estudar ou dar aquela risadinha de lado e fingir que ta tudo bem.



Pois bem, claro que eles escolheram a segunda alternativa. Já que não teria outro jeito eles deixaram assim mesmo, só que " Google " significa " máscara de mergulho ".

Se você perguntar pra qualquer pessoa que mexe com internet o que eles fazem lá, concerteza eles diram: " Eu navego na internet".
Aproveitando essa deixa, o dois disseram:"O nosso site é tão bom que você não vai navegar, você vai mergulhar".

Sendo assim, começou aí o ínicio de uma nova era...















Nenhum comentário:

Postar um comentário