quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Samsung é a nova Nokia ?

Pode parecer estranho dizer isso, mas analisando os passos e o histórico das duas empresas, é possível chegar a essa conclusão.

A Nokia era, até alguns anos atrás, a grande marca e empresa no mundo dos celulares. Tinha atuação marcante tanto no segmento de aparelhos de baixo custo quanto no segmento mais caro (os tais smartphones). Era uma empresa que fazia o hardware e também o software, licenciado-o para outras empresas. Foi assim que o Symbian dominou por algum tempo o mercado dos aparelhos inteligentes (empresas como Sony Ericsson e a própria Samsung usaram o sistema).


Aí ela resolveu diversificar o seu mercado e começou a investir em serviços de navegação por satélite (o Nokia Maps, depois batizado de Ovi Maps), em serviços pela internet (Nokia Mail, Nokia Music/Comes with music, portal Ovi), e até em compras que à primeira vista não fariam sentido, como a Trolltech (empresa responsável pelo desenvolvimento do Qt, que é um dos fundamentos de algumas distribuições Linux). Hoje é uma empresa com futuro incerto, com sua participação no mercado cada vez menor, e tendo praticamente desistido de desenvolver sistemas operacionais próprios (o Maemo nunca teve grande importância pra ela, o MeeGo já foi abandonado antes mesmo de nascer, e o Symbian é um sistema tão datado que mesmo quem gosta dele admite isso).

A Samsung nunca foi um jogador de respeito no mercado móvel. Só chegou a essa condição graças ao Android! Mesmo ela tendo um sistema operacional próprio (o Bada), nunca fez lá muito sucesso. Com o lançamento de alguns modelos rodando Android ela conquistou um mercado extraordinário, e hoje é possível dizer que seja a empresa que mais vende robôs verdes no mundo.

Alguns fatos estão fazendo parecer que a empresa coreana está indo pelo mesmo caminho da Nokia. Já foi divulgado que ela lançará um serviço de mensagens instantâneas que roda em várias plataformas (Android, Bada, Windows Phone, iOS, etc.). A principal pergunta é: pra que mais um serviço desses? Já existem dezenas, talvez centenas (só pra citar alguns: MSN, Viber, WhatsApp, Skype, PingChat, AIM, até o jurássico ICQ pode entrar na lista).


Quanto tempo o Android levou para chegar onde está hoje? E vamos lembrar que no caso do Android há várias empresas envolvidas (Google, Samsung, LG, Motorola, HTC, Dell, Sony Ericsson, e por aí vai), enquanto que para levantar um novo sistema a Samsung teria, bem, apenas ela! Ou talvez a LG, caso o governo coreano fizesse muito pressão nela também.

Uma diferença entre as empresas, e que pode ser a diferença fundamental, é que a Samsung não vive apenas de vender celulares, que é o produto básico da Nokia.











Nenhum comentário:

Postar um comentário