sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Quem ganhará as guerras das patentes?


Briga entre as 'Grandes' quem sai perdendo é o consumidor.


A guerra de patentes que vemos hoje pode acabar levando a algo assim. Quando apenas uma empresa manda num mercado, a tendência natural é ela se acomodar. E a partir do momento em que as empresas não têm mais interesse de serem recompensadas pelo que criam, mas sim em evitar que os concorrentes façam concorrência, o que teremos são menos empresas, portanto menos inovação.

Temos a Apple impedindo a Samsung de vender alguns de seus aparelhos em determinados mercados, a Samsung processando a Apple pedindo também que a Apple seja impedida de vender seus produtos em outros mercados, e agora a HTC entrou na briga com o mesmo pedido contra Apple.


Eu não acredito que as empresas estejam erradas ao entrar na Justiça exigindo compensação pelo uso indevido de patentes. O erro, ao meu ver, é tentar impedir que a concorrência exista, ou que a patente sobre um software possa ser registrada. Mas uma vez registrada, lei é lei e cabe a todos segui-la.

Sem contar mais um detalhe: as empresas ao serem obrigadas a pagar pelo uso das patentes (o que, repito, deveria ser o correto), acabam repassando esse custo para o consumidor.

O resultado é que nós, consumidores, seremos punidos por ter que pagar um valor mais alto do que realmente o aparelho vale, ou seremos punidos não tendo uma maior liberdade de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário